+

Histórico DBS

A introdução de vários cursos de graduação na UEM entre 1970-1976 facultou a reforma administrativa da instituição. Em 1973, o Departamento de Ciências Biológicas foi criado para acolher os cursos de Biologia, Educação Física e Farmácia-Bioquímica. Em 1976, houve o desmembramento do Departamento de Ciências Biológicas em três Departamentos: Biologia (DBI), Educação Física (DEF) e Farmácia-Bioquímica (DFB), vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Desde 1984, o DFB passou a contar com seis campos de conhecimento: Análises Clínicas e Toxicológicas, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Farmácia, Farmacologia e Bioquímica.

O ano de 1988 marca a consolidação da UEM com a criação dos cursos de Medicina, Odontologia e a oferta da habilitação de Farmácia Industrial para o curso de Farmácia. O tamanho do DFB (72 docentes e 53 técnicos), e as características de cada uma das áreas de conhecimento e as suas aptidões para o ensino, pesquisa e extensão, desmembraram o DFB em três Departamentos: Departamentos de Bioquímica (DBQ), Análises Clínicas (DAC) e Farmácia e Farmacologia (DFF). Assim, em 19 de dezembro de 1988, baseado na Resolução N.º 046/88-COU, o DAC foi criado. Com o também desmembramento do antigo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CBS) nos Centro de Ciências Biológicas (CCB) e Centro de Ciências da Saúde (CCS), o DAC ficou ligado ao CCS.

O crescimento e desenvolvimento do ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão das áreas básicas em Saúde do DAC (Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Patologia e Toxicologia) e as especificidades das áreas aplicadas às Análises Clínicas, levaram ao desmembramento em dois departamentos: Departamento de Ciências Básicas da Saúde (DBS) e Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB), vinculados ao CCS (Resolução N.º 020/2009-COU, 14 de setembro de 2009).

O ensino de graduação e o de pós-graduação, associados à pesquisa constituem o alicerce do DBS. Em suas diferentes disciplinas, com várias turmas, os docentes do DBS ministram mais de 7000 horas/aula por ano no ensino de graduação (Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos e Zootecnia), e mais de 1200 horas/aula por ano no ensino de pós-graduação (Programas de pós-graduação em Ciências da Saúde – PCS, Biociências e Fisiopatologia – PBF, Ciências Farmacêuticas – PCF, Ciências Biológicas – PBC, Ciência de Alimentos – PPC e Assistência Farmacêutica – PROFAR).

O DBS está situado no campus sede no Bloco I-90, sendo este espaço distribuído em Laboratórios de Ensino e de Pesquisa em Microbiologia, Parasitologia, Patologia e Toxicologia; salas de aulas e secretaria. Ainda no campus sede, o DBS possui Laboratórios de Ensino e de Pesquisa em Imunologia e Imunogenética, e Análise de Água no Bloco T-20, e o Laboratório de Inovação Tecnológica no Desenvolvimento de Fármacos e Cosméticos no bloco B-08.